Psiquiatria
PÁGINA INICIAL
DRA. DE S. LAIS BERTOCHE
TERAPIA TRANSGERACIONAL
CURSOS & EVENTOS
PSIQUIATRIA
REGRESSÃO DE MEMÓRIA
HOMEOPATIA
HARMONIZAÇÃO ANÍMICA
PERGUNTAS E RESPOSTAS
TEXTOS & CASOS CLÍNICOS
CONTATO
Campos de Consciência e Equilíbrio Anímico
A Vida Autoconsciente

Em palestra no Rio de Janeiro (05/02), Swami Vivekananda compara a Realidade (imanifesta) ao Oceano, e o mundo em que vivemos (manifesto), conceitual, às ondas do mar. O ego (o personagem que vivemos), diz ele, são ondas temporariamente individualizadas; todo o sofrimento dos seres surge da crença de ser separado do Oceano que os criou e sustenta: o Oceano é o Real, por ser sempre-existente, e as ondas são suas manifestações no tempo-espaço. Pergunta: “O que é Brasil? Olhando o planeta Terra de uma nave, onde está escrito Brasil?” e responde que Brasil é apenas um conceito, como o são os julgamentos, como o é cada um dos personagens que compõe o que somos: Maria, João, etc. Os conceitos são criados pelo ego, mas há algo anterior, que não foi criado, o EU SOU.


Todas as formas são conscientes, e toda consciência se reveste de forma.

Annie Bessant em Um estudo sobre a Consciência


Campos de Consciência

Graficamente (fig.1) o conceito EU SOU ou a Consciência Cósmica poderia ser represen-tado pelo plano da folha de papel (o vasto Oceano), onde os círculos concêntricos repre-sentariam a Vida manifesta (onda), que se torna cada vez mais densa, mais coagulada, até expressar-se como matéria física. As ondas, que são campos informacionais (campos morfogenéticos), precisam de corpos para expressar-se nos diversos planos. É a Consciência que orienta os processos que dão origem à vida, sendo a base de todo ato de criação, de toda vontade, de todo pensamento, emoção e sensação. Sua ausência determina a morte e a desintegração.

O Homem e seu Campo

O trabalho do homem é expressar a Consciência Cósmica que o habita de forma cada vez mais consciente, construindo e transformando o mundo que o cerca. Para isso, o Self cria as histórias, os obstáculos e as oportunidades que permitirão ao Ego desenvolver suas potencialidades latentes, isto é, a clara percepção, a plena atenção, o pensamento reto e o equilíbrio do campo emocional. Se a relação entre estes corpos for harmônica e sincrônica, o resultado será de plenitude e bem-estar; se estiverem desconectados ou bloqueados, surgem as perturbações de ordem física, emocional, mental e espiritual.

Semelhante sempre atrai semelhante

Emoções intensas (seja de prazer ou dor) e pensamentos a cerca de si mesmo e do mundo provocam alterações nesses corpos sutis, construindo ideações e saberes, bloqueios e permissões, desejos e apegos que se expressam no campo informacional (morfogenético) com determinada freqüência vibratória. Essa vibração se irradia para o mundo, e, pela lei de sintonia, atrai ou afasta outros campos de consciência, isto é outras pessoas, outras situações que facilitam ou dificultam a jornada do ego.


Self, termo cunhado por Jung, que representa o centro e a unidade, a totalidade do Ser, abarcando o consciente e o inconsciente. Simbolicamente é representado por formas que refletem, além desses conceitos, a união e reconciliação de polaridades e equilíbrio dinâmico, como o círculo, a mandala, cristal ou pedra, ou de forma pes-soal como uma casa real, uma criança divina ou na forma de outro símbolo de divindade. É o sábio Autor e Ator de toda existência.

Ego é o centro da consciência, a pessoal. Representa o personagem de cada drama, de cada vida. É ele que reúne as numerosas experiências e memórias relacionando-as, comparando-as e determinando a ação de cada pessoa no mundo. Analítico, tende a rechaçar qualquer coisa que possa abalar sua existência temporária.


Equilíbrio Anímico

Quando ocorre um bloqueio no campo energético, é muito comum que os chacras se desequilibrem. Chacras são vórtices de energia, túneis por onde os diversos corpos (campos) se conectam entre si e com os planos a que pertencem. Quando estão desequilibrados, é comum a presença de sintomas psicossomáticos, alterações da percepção e do humor, desorientação temporal e espacial e em relação ao próprio corpo, perturbação do campo das idéias e das emoções, além de facilitar a presença de energias intrusas no campo energético. O reequilíbrio anímico tem por objetivo a ativação, o desbloqueio e a purificação dos diversos corpos e dos chakras a eles relacionados.

Passe o mouse sobre os chacras para saber seus nomes.
1o Chacra - Raiz 2o Chacra - Sacro 3o Chacra - Plexo Solar 4o Chacra - Cardíaco 5o Chacra - Laríngico 6o Chacra - Frontal 7o Chacra - Coronário
© 2017 DRA. LAÍS DE SIQUEIRA BERTOCHE. Todos os direitos reservados